A Moinheira de Chantada





A Moinheira de Chantada. Símbolo da música tradicional galega é o título da mostra -produzida por Barcas do Minho, em colaboração com o Concello de Chantada- que apresenta o Muiño da Alameda de 15 de Agosto a 15 de Outubro de 2008.

A composição conhecida como a Moinheira de Chantada recolhe o tipo de dança mais espalhada em Galiza, associada à representação das terras que lhe dam o nome, junto à tradição dos gaiteiros e bandas de música, abundosas no passado recente (Esperante, Milheirós, Oleiros...).

A autoria da Moinheira de Chantada está ligada à família dos Ferraias, ou uma moinheira que já existia pôde ser recolhida e fixada pela Banda do Ferraias -particularmente por Victorino Fernández, pois parece ajeitada para instrumentos de uma banda de música, seguramente obra de um director, e não mantém as características de uma peça popular-, e difundida logo por diferentes agrupações (como os gaiteiros de Soutelo, que logo incorporariam esta obra ao seu repertório, e à que lhe puderam fazer alguma adaptação), até a popularidade actual, que faz que seja uma das composições mais escutadas da nossa música tradicional. Aparece assim como um referente da identidade, o que lhe dá um fundo significado para todos os galegos, e com mais força para os das terras de Chantada, por levar o nome do lugar junto ao que designa à dança.

A Banda de Chantada -herdeira da dos Ferraias- e o grupo de gaiteiros Os Barrios -centenário, com continuidade, nascido na vizinha paróquia de Muradelhe- interpretaram na data de inauguração da mostra, em véspera de 15 de Agosto, a Moinheira de Chantada, em fotografias de Rodrigo Fernández.