Em 3D       Didáctica       Jogos       Mostras       Turismo




   Início > Festa do Rio em Arcos de Valdevez


         


As festas da Nossa Senhora da Lapa terminam no rio Vez, junto à ponte centenária, no espetáculo da Festa do Rio com barcos alegóricos. Com o tema "Referências Históricas de Arcos de Valdevez e Concelhos Limítrofes", pelas 22 horas, aparecem as embarcações tradicionais o 11 de Agosto de 2013.

A Folia, organizadora do evento, preparou para este ano monumentos representativos do Minho, de Melgaço a Viana do Castelo, como a torres de menagem, fontes, pelourinhos, ou edificações de estimação em procissão pelo rio Vez.

A beleza e a qualidade das esculturas apresentadas voltou a surpreender pela positiva, tendo também para tal as participações dos figurantes, trajados a rigor, que encarnaram com os seus papeis na perfeição. Em anos anteriores simularam danças e músicas do mundo, arquiteturas universais, a vida de Cristo, santuários marianos, lendas da região limiana, entre outros muitos temas do tradicional desfile de barcos alegóricos na Festa do Rio, um dos pontos altos da Romaria da Lapa.

Nos barcos, empregando os tradicionais do rio ao passar por Arcos de Valdevez, destacaram as obras alegóricas da Festa do Rio elaboradas pelo artista arcuense Zé Mokuna, desde há já mais de trinta anos, a primeira edição da festa data de 1981, e que continuam a atrair milhares às margens do rio Vez para as ver.




Barcas do Minho