Em 3D       Didáctica       Jogos       Mostras       Turismo




   Início > Planeando um carocho

A realização de uma réplica navegante do carocho -embarcação fluvial também conhecida como anguleiro e barco do Minho- ocupa de Dezembro de 2008 a Fevereiro de 2009, com a orientação que oferecem os derradeiros mestres de carpintaria de ribeira de Caminha, na vizinhança de Lanhelas, para manter a fidelidade ao modelo tradicional.



A experiência familiar dos carpinteiros de nome Marrocos da Portela foi confiada a Barcas do Minho para o projecto de planificação do carocho. A continuidade de uma embarcação em risco de desaparecer está assegurada pela profissão da família, que se perde na memória dos tempos, de apelido Marrocos. São os derradeiros conservadores das técnicas de construção, desaparecido arredor da quarta década do século XX outro dos últimos construtores de carochos, o Zé Varanda, que trabalhava na barca de passagem entre Caminha e A Guarda.



O carocho é a embarcação por excelência do último tramo do rio Minho, desde Salvaterra e Monção até a foz, com mais de uma centena em Lanhelas na metade do século XX. A história lendária pretende emparentar com barcos normandos, e a proximidade evidência a ligação com o rabelo do Douro e a dorna marítima galega. Com casco em tábua trincada, e pintados com alcatrão negro -cor preta seguramente por serem empregados no contrabando no passado, além de pesca de lampreias e solhas, e passagem-, é movido à vela latina e rectangular, e remos.



Com os primeiros encontros de barcos tradicionais de Lanhelas em 2003 ressurgiu o carocho. A posta em valor foi promovida pela Corema e à Freguesia de Lanhelas. Os novos usos, como o lazer, o turismo e a socialização do património fluvial seguem as linhas de trabalho das activações patrimoniais coordenadas por Barcas do Minho.



Reconhecemos à família Marrocos pela colaboração com Barcas do Minho, que permite reproduzir com fidelidade a embarcação tradicional, incorporando o carocho ao grupo de batuxos, barcas de passagem, lanchas e barco de dornas em uso, e às últimas barcas resgatadas do Sil e do Ulha aguardando pela restauração.























Carocho, em desenho tomado de Ivone Baptista de Magalhães.
Elaboração do carocho pelo carpinteiro Luís Marrocos.
Apontamentos e fotografias de Barcas do Minho.










Barcas do Minho